VOLTAR
TECNOLOGIA, DESIGN, MARKETING DIGITAL E OUTROS


Blog de Idéias

13/09/2017 - 13:55:00

Os corretores de imóveis não precisam mais das imobiliárias e construtoras

Dimitri Guimarães




O mercado imobiliário digital trabalha muito rápido e estamos sempre em constante competição e adaptação às novas tecnologias, sempre com o conceito de: “se ele tem, eu vou fazer também”.

O velho modelo de colocar seus corretores dentro de uma sala, captando e vendendo seus imóveis, oferecendo um curso de TTI, salas de reunião, comissões na venda, apoio financeiro e jurídico e um website com uma rede de parcerias de anúncios, como grandes portais, facebook, google, jornais, revistas, etc, não garantem mais a fidelidade dos corretores de imóveis. A internet esta trazendo tantas mensagens para a imobiliária que ela não consegue mais controlar seus processos internos, desvalorizando seu profissional.

Hoje o corretor de imóveis pode seguir na linha de frente, contratando um profissional para fazer sua marca na internet e um investimento baixo no google e facebook, com um site básico para promover seu estoque de imóveis. O custo é extremamente ínfimo. Não precisa abrir uma estrutura física, assumir um alto custo fixo, entre outros fatores que antes eram o diferencial no mercado.

Faça uma pesquisa, por exemplo no google, como “Site para Corretores de Imóveis”, e vejam a quantidade de serviços oferecidos para ajudar na divulgação digital. Além disso, você pode contar com a divulgação de seus estoques nos grandes portais, como Zap Imóveis e Viva Real, dentre outros.

Falo agora, pois, estou há 10 anos trabalhando para o mercado Imobiliário na web, montei 2 empresas com foco neste nicho, muitos sites de imobiliárias e corretores, construtoras, sindicatos de imóveis além de consultorias para conselhos de corretores em todo o Brasil. Também participei de alguns programas nesta área e você pode conferir o que falei do Mercado imobiliário em 2015 no Rolé Imobiliário 55 (Veja https://www.youtube.com/watch?v=7MzNvanrIZM).

Mas o que a imobiliária pode fazer para não perder seus corretores? Oferecer os mesmos benefícios de antigamente para os corretores de imóveis não vai colar. *Mandar ficar parado de plantão, colocar o corretor de escala, nunca mais. *

As imobiliárias e construtoras necessitam hoje de um controle maior de seus processos, desde o atendimento inicial, para atrair o cliente, apresentar seus imóveis, conduzir o processo até a fase de fechamento, e atender no pós venda, além de ferramentas para compartilhar informações de forma rápida entre seus corretores. O corretor de imóveis necessita ter acesso a todas as informações da imobiliária de maneira rápida entre os setores administrativos, financeiros, operacionais, etc.

Construtoras e Imobiliárias que desejam se manter no mercado nesse novo cenário, devem pensar, e muito rapidamente, em utilizar um funil de vendas eficiente com seus consumidores e um processo de interação mais rápido, que permita mensurar todos os resultados. Treinamento para cooperar com as mídias sociais da empresa, treinamento em fotografia, filmagem e um entendimento das estratégias digitais no nicho que a empresa se enquadra, além de todos os benefícios que antes a empresa já operava. Repensar a forma e percentual de remuneração ao corretor também é de extrema importância.

Colocar uma fila de corretores captando imóveis em qualquer lugar não vai garantir a excelência e, no máximo, vai entregar um péssimo atendimento aos seus clientes. Hoje o cliente esta na palma da mão. No Whatsapp, no Facebook entre outros, desta forma, fica difícil a imobiliária saber quem esta captando clientes e vendendo seus serviços.
O perfil do cliente de hoje não é daquele que quer passar horas e horas dentro de uma imobiliária vendo fotos de imóveis e conversando. Essa metodologia era utilizada quando somente a imobiliária possuía a informação. O que o cliente de hoje em dia busca é ser bem atendido por profissionais qualificados, que otimizem seu tempo e fechar um bom negócio. Portanto, o corretor não precisa mais das imobiliárias e construtoras, e sim o contrário, pois também já ultrapassamos a época em que os imóveis “se vendiam” sozinhos.

Existem plataformas insinuando que a corretagem de imóveis vai acabar. É um tipo de informação que esta longe de acontecer, pois a profissão é regularizada pelo governo, que favorece sua continuação. Talvez daqui a uns 4 anos o Brasil esteja começando a ficar pronto para isso. Mas ainda vamos cavalgando na tecnologia.

Então, as construtoras e imobiliárias vão se adaptar ao novo mercado ou vamos esperar fidelidade de todos os profissionais ?




DESENVOLVIMENTO WEB EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

DESENVOLVIMENTO WEB EM EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

CRIAÇÃO DE APLICATIVOS EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

CRIAÇÃO DE APLICATIVOS EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

CRIAÇÃO DE SOFTWARE E SISTEMAS EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

CRIAÇÃO DE SOFTWARE E SISTEMAS EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

EMPRESA DE SITES EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

EMPRESA DE SITES EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

CRIAÇÃO DE SITES EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

CRIAÇÃO DE SITES EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

MARKETING DIGITAL EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

MARKETING DIGITAL EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

DESIGN GRÁFICO EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

DESIGN GRÁFICO EM EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

AGÊNCIA DIGITAL EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

AGÊNCIA DIGITAL EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS EM VELHA OU VITÓRIA ES

STARTUP'S EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

STARTUP'S EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

DESENVOLVIMENTO MOBILE EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

DESENVOLVIMENTO MOBILE EM EM VILA VELHA OU VITÓRIA ES

EMPRESA TECNOLOGIA NO ESPÍRITO SANTO

MAIORES EMPRESAS DO ESPÍRITO SANTO